Estão abertas as inscrições para o The Writers Lab Europe, destinado a mulheres argumentistas

Até 7 de fevereiro, estão abertas as candidaturas à edição europeia do The Writers Lab (TWL), um programa de mentoria para desenvolvimento de guiões destinado exclusivamente a mulheres com mais de 40 anos. As inscrições decorrem no site da iniciativa e implicam a submissão de um guião em inglês de uma longa-metragem ou episódio-piloto.

Durante o laboratório virtual de quatro dias, que terá lugar em abril, as mentoras e as 15 participantes selecionadas trabalharão no desenvolvimento de habilidades através de encontros individuais, painéis de discussão, oficinas, salas de histórias, entre outras atividades. Nos seis meses seguintes, será prestado um acompanhamento com sessões de mentoria, apoio ao desenvolvimento e mercado.

Entre as mentoras e convidadas para a edição de 2022 estão as realizadoras Susanne Bier (“The Night Manager”), Jasmila Žbanić (“Quo Vadis, Aida?”), Isabel Coixet (“Secret Life Of Words”), Nadine Labaki (“Capernaum”), a produtora e escritora Jantje Friese (“Dark”), a dramaturga e escritora Christina Ham (“Them”) e a produtora Ameenah Ayub Allen (“Rocks, Ali and Ava”).

O TWL Europe é produzido pelas cofundadoras do TWL, Elizabeth Kaiden e Nitza Wilon, e pela parceira Untamed Stories, liderada por Julia Berg e Ruth Spencer. A edição do mesmo laboratório no Reino Unido e na Irlanda foi lançada este ano e conta com o apoio da produtora Dirty Films, de Cate Blanchett. Nos EUA a iniciativa nasceu em 2015, produzida pela NYWIFT, e é apoiada pelas atrizes Meryl Streep e Nicole Kidman. O Laboratório está também associado ao Drehbuchforum Wien (Fórum de Argumentistas de Viena) e Women in Film and TV (WIFT) Finland.